Com edição de Carlos Camponez, Rogério Christofoletti & Juan Carlos Suárez Villegas, o livro Comunicação, Ética e IA: Diálogos Sobre Desafios e Perspetivas na Era Digital reúne uma seleção de textos apresentados na oitava edição da “Media Ethics Conference” que teve lugar em Coimbra em 2024. O evento teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, numa realização conjunta com a Universidade de Sevilha (Espanha), Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), do Centro de Estudos Interdisciplinares e do Centro de Estudos de
Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
“Não é difícil compreender as razões por que a inteligência artificial é um dos temas da atualidade. Bots e sistemas (pretensamente) autónomos capturam a nossa atenção com a mesma intensidade que apresentam incertezas sobre os riscos e os impactos que causarão no mundo do trabalho e na vida social. Concebido a partir dos estudos da comunicação, este livro junta-se a outros esforços para tentar compreender o que alguns consideram ser um divisor de águas na história da Humanidade e do próprio planeta. A solução não é perguntar à inteligência artificial como este livro discute a ética aplicada, a moralidade e as transformações nos processos comunicacionais. Sobre este e outros assuntos da ética dos média são autores humanos que respondem.”
A obra pode ser consultada aqui