Acaba de ser publicado o livro Culturas e Turismo: Reflexões Sobre o Património, as Artes e a Comunicação Intercultural, editado por Moisés de Lemos Martins e Rosânia da Silva.
De acordo com os editores, “à medida que as práticas turísticas levam os povos a entrar em contacto uns com os outros e se estabelecem relações entre as populações, logo emergem as questões da identidade e da alteridade”.
Até que ponto os indivíduos que vivem nos lugares visitados pelos turistas são influenciados, nas suas práticas culturais e artísticas e nas representações que têm de si mesmos, pelas experiências que os turistas lhes transmitem? De que modo os turistas absorvem, transformam e incorporam o que veem e experimentam? Quais os impactos culturais, sociais e económicos desta relação? Discutindo estas e outras questões, o livro Culturas e Turismo: Reflexões Sobre o Património, as Artes e a Comunicação Intercultural, reúne 21 artigos, selecionados do conjunto de trabalhos apresentados no congresso internacional “Cultura e Turismo: Desenvolvimento Nacional, Promoção da Paz e Aproximação Entre Nações” (2018, Moçambique).
Com contribuições de investigadores oriundos de vários continentes, esta obra encontra-se dividida em quatro secções, subordinadas aos temas “Turismo, Cultura e Arte”, “Turismo, Desenvolvimento e Comunicação”; “Património Cultural: Festividades, Artesanato e Gastronomia” e “Roteiros e Paisagens Turísticos”.