Nova publicação do CECS: Livro de atas do XII Congresso da Lusocom – Cibercultura, regulação mediática e cooperação

Está disponível em acesso aberto o ebook Livro de atas do XII Congresso da Lusocom – Cibercultura, regulação mediática e cooperação, um trabalho coordenado por Madalena Oliveira, investigadora do CECS, e Silvino Lopes Évora.

“Realizando-se pela segunda vez em África, o congresso da Lusocom – Federação Lusófona de Ciências da Comunicação – registou um total de 226 submissões, distribuídas por 16 grupos temáticos. O programa final integrou 118 comunicações, divididas em 27 sessões. Este livro reúne apenas uma parte desse trabalho. Os textos integrais submetidos pelos autores não foram sujeitos a revisão de pares (apenas os resumos haviam sido previamente avaliados). Por isso, não obstante o trabalho de edição que visou essencialmente uniformizar questões estilísticas, obriga esta obra a uma advertência ao leitor: que possa ser lida como o produto de um evento cujos debates não apagaram eventuais falhas teóricas e epistemológicas dos trabalhos apresentados”, lê-se na introdução.

Referem os editores que “os livros de atas são, no atual panorama científico, de algum modo desvalorizados enquanto produção científica em benefício de publicações periódicas mais consideradas nos currículos académicos. Por isso, este é, em particular, um livro devedor da generosidade dos autores que aceitaram partilhar desta forma o trabalho de investigação que desenvolvem”.

“Que possa, pois, ser acolhido como mais um nó da rede que aperta os laços de afeição próprios de quem se sente afinal próximo”, é o desejo de Madalena Oliveira e Silvino Lopes Évora.

[Texto publicado a 23-11-2018]