Nova publicação: “O Mundo na Escola. Como Dinamizar Meios de Comunicação Escolares”

Acaba de ser publicado (CECS-Uminho Editora) um novo livro no âmbito do projeto bYou, com o título  “O Mundo na Escola. Como Dinamizar Meios de Comunicação Escolares”. Na nota introdutória,  Sara Pereira, Daniel Brandão  e  Joana Fillol, assinalam que este trabalho  “parte do reconhecimento dos meios de comunicação escolares como espaços privilegiados para dar voz a crianças e jovens e promover a literacia mediática em contexto educativo. Com base num estudo desenvolvido em 12 escolas do ensino básico e secundário, no âmbito do projeto bYou, analisa-se o papel destes meios na promoção da participação, da expressão e da aprendizagem crítica sobre os media e sobre o mundo. A obra reúne ainda um conjunto de estratégias para fomentar e diversificar a abordagem jornalística nos media escolares, bem como diversas propostas e recursos para a sua dinamização. Os media escolares são aqui apresentados como laboratórios de cidadania, capazes de contribuir para uma escola mais democrática, inclusiva e preparada para os desafios da era digital.”

O livro conta com as contribuições de Adriano Miranda, Andreia Lobo, Carolina Franco, Cátia Baros, Cátia Mendonça, Cláudia Santos, Daniel Brandão, Iolanda Ferreira, Joana Fillol, João Marques Franco, João Miranda, Luís Miguel Loureiro, Luís Pereira, Luísa Gonçalves, Manuel Pinto, Margarida Toscano, Maria João Cunha, Pedro Moura, Ricardo Fialho, Rui Barros, Ruben Martins, Sandra Marinho, Sara Pereira, Teresa Calçada e Teresa Pombo.

O projeto bYou – “Estudo das vivências e expressões dos jovens sobre os media” foi desenvolvido entre março de 2021 e março de 2025. Foi um dos 4 projetos vencedores, no domínio dos Media e da Comunicação, do Concurso promovido, em 2020, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia para Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. A equipa do projeto, liderada por Sara Pereira, deu voz (e escutou atentamente) o que têm a dizer sobre os media quase 1400 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, de norte a sul de Portugal continental.

O livro está disponível em acesso livre aqui

[Publicado:15-09-2025]