Nova publicação: The Future of Television Cultural Trajectories of Media Consumption in the Digital Age of Emotion, de Abílio Almeida

Acaba de ser publicado  The Future of Television: Cultural Trajectories of Media Consumption in the Digital Age of Emotion, de Abílio Almeida. Com posfácio de Dominque Wolton e editado pela Routledge (Taylor& Francis), o livro centra-se nos fenómenos da televisão e das audiências, argumentando que “a televisão está a passar de um objeto singular, fixo num determinado local, para um fenómeno social distribuído por muitos dispositivos e plataformas”. Isso “transforma a experiência das audiências, que exigem cada vez mais uma ‘relação aberta’ com a televisão, uma vez que a sua atenção é frequentemente distribuída por vários dispositivos e plataformas em simultâneo”.

Analisa ainda a “evolução da televisão desde o seu início, a necessidade de um serviço público 2.0 renovado e em sintonia com os nossos tempos, o crescente domínio dos talk shows e do infotainment e o novo poder da televisão combinado com a inteligência artificial.”

O autor considera que “a obra será de interesse para profissionais de televisão, académicos em sociologia, estudos dos media e várias outras áreas.”