Novas escalas de medição da qualidade de vida apresentadas em seminário internacional

A Universidade do Minho, através do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da spin-off QualityAlive, debateu a problemática da qualidade de vida, num seminário internacional dedicado inteiramente ao tema, versando nomeadamente, políticas, instrumentos e práticas. O evento realizou-se nos dias 13 e 14 de outubro, no CPII da Universidade do Minho e foi dirigido a profissionais do sector social, focando-se na qualidade de vida de clientes cuidados, pessoas que padecem de alguma forma perda de autonomia física e/ou mental, e de profissionais cuidadores.

Segundo Ivo Domingues, investigador do CECS que coordenou a organização do seminário, foram apresentadas novas escalas de medição da qualidade de vida, desenvolvidas em Espanha e em Portugal, “que servem de instrumentos de medição e diagnóstico para, com base nos resultados, adoptar planos de melhoria da qualidade de vida e de capacitação”. Para além disso, foram apresentadas abordagens do risco laboral dos cuidadores e dos direitos das pessoas cuidadas, bem como algumas pesquisas sobre o stress ocupacional e organizacional dos cuidadores; sobre a empregabilidade e o emprego no Brasil, no Norte de Portugal e na Galiza de pessoas portadoras de deficiência; dos direitos das pessoas com deficiência; e das boas práticas no campo das relações inter-geracionais.

O último dia do seminário foi dedicado à realização de workshops. O jantar foi animado por pessoas portadoras de deficiência da APPACDM de Viana do castelo e por jovens estudantes de guitarra do Conservatório de Barcelos.

Programa completo, aqui

 

 

Texto e fotos: Vítor de Sousa