Novo livro: “Casos Criminais Transnacionais. Narrativas dos Média sobre o uso de Tecnologias de DNA”

Acaba de ser publicado o livro Casos Criminais Transnacionais. Narrativas dos Média sobre o uso de Tecnologias de DNA, de Marta Martins.

Este livro pretende analisar como é que os média reportam casos criminais transnacionais que envolvem o uso de tecnologias de DNA e explora também como a circulação destas narrativas nos média são interpretadas e percecionadas pelos peritos forenses que estão envolvidos na cooperação policial e judicial na União Europeia.

Esta obra integra um estudo inovador importante, na medida em que congrega uma reflexão e diálogo sobre duas realidades – os média e os peritos forenses. A inovação empírica deste estudo contribui para o preenchimento de um vazio científico, em Portugal, visto que estudos deste tipo no contexto da União Europeia são inexistentes. Existem investigações deste peso, em Portugal (ver Santos, 2015 e Machado & Santos, 2009, 2010, 2011), no entanto há uma lacuna na literatura acerca da integração da análise de um contexto europeu. Procura-se assim contribuir, enriquecer e completar este campo de análise através de uma abordagem metodológica faseada.

[Publicado: 12-10-2021]