Ouvido Crítico de volta à Antena 1

O programa de Educação para os Média que põe em sintonia a Antena 1 e o MILObs (Observatório sobre Media, Informação e Literacia), do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, está de regresso à antena terça-feira, dia 6 de outubro, pouco depois das 15h45. Os primeiros programas abordarão temas como o filme da Netflix, Mignonnes, a Economia da Atenção e as desiguais condições de acesso à tecnologia durante a pandemia da Covid-19.

Neste que será o terceiro ano de emissão do programa (interrompido em março devido à Covid-19), a apresentação passará a estar a cargo da jornalista da Antena 1, Noémia Gonçalves, em substituição de Tiago Alves, que conduziu as duas temporadas anteriores.

A filosofia do programa, da autoria de Manuel Pinto, Sara Pereira e Joana Fillol, mantém-se: pretende-se captar o outro lado dos media, falar sobre o que está por trás das mensagens que diariamente nos chegam através dos mais diversos meios de comunicação, desafiar-nos a pensar nos media a partir de vários pontos de vista: de que modo representam a realidade? Que poder exercem na forma como vemos o mundo? Como estamos a consumi-los?

Os microfones do programa voltarão, também, a abrir-se a vários convidados – estudiosos da Educação para os Média ou agentes que, em diversos pontos do país e nos mais variados contextos (institucional, escolar, associativo…), realizam projetos inovadores neste âmbito.

Todas as edições do Ouvido Crítico realizadas até ao momento estão disponíveis na página do MILObs, no separador recursos, em podcats.

[Publicado: 28-09-2020]