Pablo Andrada encerrou Seminário Permanente de Educação para os Média de 2016/2017

O último Seminário Permanente de Educação para os Média do ano letivo 2016/2017 foi dinamizado por Pablo Andrada, estudante de doutoramento na Universidade Pompeu Fabra, Barcelona. O investigador chileno estuda a presença da Educação para os Média na formação docente dos estudantes de educação infantil no Chile. Pablo Andrada salientou que a literacia mediática é muitas vezes assumida como sinónimo de literacia digital.

“A formação mediática dos professores não existe no Chile. Os professores têm de ser autodidatas”, explicou Pablo Andrada, exemplificando com a escassez de referências ao desenvolvimento de verdadeiras competências de literacia mediática na formação de futuros professores de educação infantil. Segundo o investigador, os média são vistos sobretudo como um recurso didático, e não como um objeto de estudo, pelos coordenadores dos cursos que compõe a amostra do projeto de doutoramento. “Os coordenadores pedagógicos confundem literacia mediática com o ensino de TIC”, referiu. Pablo Andrada defende que questões como a proveniência das mensagens ou os valores destas podem e devem ser abordadas pelos futuros professores no exercício das funções docentes, mesmo na educação infantil.

O doutorando elogiou ainda o contributo que documentos como o Referencial de Educação para os Média português podem ter no desenvolvimento de competências de literacia mediática. Este documento adotado pelo Ministério da Educação contou com os contributos de dois investigadores do CECS, Manuel Pinto e Sara Pereira.