José Carlos Venâncio e Filimone Meigos, investigadores do projeto do CECS Cultures Past&Present, organizam o painel “A arte contemporânea africana, uma arte global?”, no âmbito do 11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos a decorrer entre os dias 2 e 4 de julho, na Universidade de Lisboa.
Para os proponentes deste painel, “a arte contemporânea africana tem granjeado, nos últimos anos, um reconhecimento internacional suficientemente significativo para que nos interroguemos se será o mesmo um fenómeno passageiro, de moda, ou se terá raízes mais profundas, que nos levem a ponderar se por detrás de tal acontecimento não estarão, na verdade, ganhos de centralidade”.
Neste painel propõe-se a discussão das dinâmicas e pulsações que envolvem a produção artística (artes plásticas/visuais/performance art…), quer em África, quer nos espaços da diáspora.
Ao reunir investigadores, críticos, curadores, jornalistas e demais atores ocupados com a receção e valorização da arte africana, procura-se promover a reflexão sobre a arte contemporânea africana no contexto da globalização.
A submissão de propostas de comunicação para este painel terminam a 24 de fevereiro e podem ser realizadas no site do congresso. O resumo do painel encontra-se disponível aqui.