Päivi Rasi dinamizou sessão sobre representações dos idosos e das TIC nos media

A edição de maio do Seminário Permanente de Educação para os Media foi protagonizada por Päivi Rasi, da Universidade da Lapónia, Finlândia. A investigadora do Centre for Media Pedagogy trouxe ao CECS os resultados preliminares de um estudo sobre as representações dos idosos enquanto utilizadores de tecnologia digital na imprensa finlandesa.

“Estudar as representações dos media é um novo passo para mim”, reconheceu Päivi Rasi, mais habituada a trabalhar os usos das TIC pelos idosos. Num trabalho que ainda está em curso, a investigadora analisou 121 artigos de três jornais regionais da Lapónia, entre janeiro de 2006 e outubro de 2016. Rasi constatou que os idosos foram representados de três formas particularmente recorrentes: enquanto consumidores relutantes ou com limitações técnicas, como utilizadores de serviços públicos digitalizados e como utilizadores em formação ora entusiastas ora receosos.

A comunicação apresentada pela Chair Person da Finnish Society on Media Education tinha como título “Media representations of senior citizens as Internet and ICT users and non-users”.

 

Pedro Moura