Partilha e Performance: O caso dos anfitriões de Lisboa que alugam quartos através da plataforma digital Airbnb

Realiza-se, no próximo dia 7 de outubro, pelas 16h00, na sala de reuniões do Instituto de Ciências Sociais, o Seminário Permanente de Políticas de Comunicação e Cultura dedicado ao tema “Partilha e Performance: O caso dos anfitriões de Lisboa que alugam quartos através da plataforma digital Airbnb”.

Este seminário, conduzido por Rodrigo Saturnino (CECS) tem o objetivo discutir o modo como a plataforma digital Airbnb utiliza elementos da cibercultura (comunidade, colaboração e acesso livre) como valores éticos para impactar os modos de produção do capitalismo digital, e como os anfitriões performatizam dramatizações sociais como forma de melhorar seus ganhos financeiros.

A partir da observação da plataforma digital Airbnb, argumenta-se que a empresa incentiva a sistematização de perfis dos seus anfitriões ao fornecer mecanismos que permitem a criação de uma imagem idealizada acerca dos benefícios da partilha entre estranhos. Para garantir que a imagem do anfitrião permaneça confiável, a Airbnb mantém um complexo sistema de procedimentos de validação de identidade que se expressa através de ferramentas de vigilância e avaliação do desempenho entre os pares com o objetivo de regular a reputação digital dos utilizadores. Assim, a Airbnb promove não apenas a reorganização da ideia hospedagem pela lógica capitalista, mas também fornece um cenário de mercadorização do quotidiano com base no conceito de partilha como principal produto.

Entrevistas realizadas com anfitriões de Lisboa que alugam quartos nas casas em que vivem revelaram algumas das estratégias que estas pessoas utilizam para preservar a reputação e garantir reservas, como por exemplo a reorganização de valores sociais sobre a ideia de casa, de precariedade, de privacidade e de confiança entre pessoas desconhecidas. A análise, de cariz qualitativa, permitiu ainda conhecer como os anfitriões redesenham tais conceitos a fim de utilizá-los como capital social para melhorar os seus negócios caseiros.

[Publicado: 04-10-2019]