Passeio com AcustiCidade

A Passeio, plataforma integrante do CECS, associa-se, no próximo sábado, 5 de julho, ao AcustiCidade, na urbanização das Parretas, a partir das 16h30.
O AcustiCidade é um programa da Braga Media Arts que propõe uma reinterpretação da cidade de Braga através das suas histórias e do seu ambiente sonoro. Desde 2021, junta artistas e pensadores como Pedro Augusto e Space Transcribers, ondamarela e Pedro Lima, João Catalão e Rita Sampaio, Marta Moreira e Pedro Sousa. Cada uma destas duplas criou percursos caracterizados pelas paisagens sonoras, histórias e palavras dos habitantes de lugares como a urbanização das Parretas, a freguesia de Merelim São Paio, a zona do Carandá, Galos e Latinhas ou Maximinos.
No ano de celebração da Capital Portuguesa da Cultura na cidade, com uma pausa na criação de novos percursos, teremos uma série de conversas que abordarão temas essenciais ao projeto: o som e a memória, a caminhada como ato performativo e o futuro das comunidades urbanas. Estas sessões, com moderação da Passeio – plataforma de arte e cultura urbana do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho –, visam aprofundar a reflexão sobre o papel do som e das vivências comunitárias no espaço urbano, contribuindo para novas perspetivas sobre a cidade e as suas identidades.
A sessão, com entrada livre, é composta por três painéis e acontece no espaço criado por Nuno Melo Sousa para o festival Forma de Vizinhança na urbanização das Parretas.

Programa:

Caminhar como ato performativo
com Pedro Augusto e Mariana Amorim (esquiva companhia de dança)
Moderação: Prof. Rodrigo Paglieri

Som e Memória
com Catarina Carvalho Gomes e Interferência
Moderação: Prof. Carlos Norton

Comunidades do futuro ou o futuro das comunidades
com Space Transcribers e Maria João Barbosa
Moderação: Prof.ª Teresa Mora

Mais informações sobre este evento aqui
Mais informações sobre o AcustiCidade aqui

[Publicado: 28-06-2025]