Passeio lança nova categoria na Galeria

A Passeio, plataforma de Arte e Cultura Urbana do CECS, acaba de lançar uma nova Categoria na sua Galeria: “Lendo os signos da cidade”. A primeira entrada neste espaço conta com a publicação do micro-ensaio “Pousar o olhar nos varais e fazer deles um “lugar” (à moda de Tuan)“.

“Lendo os signos da cidade…” é um sub-projeto da Passeio, tendo por fim a produção de exercícios de leitura semiótica das múltiplas expressões materiais da cultura urbana (publicidade, vitrines, letreiros, arquitetura, ambiência sonora e sensorial, performatividade no espaço público…) e sua publicação, sob a forma de micro-ensaios, na galeria do referido projeto.

Prevê-se que esta rubrica esteja aberta tanto à participação dos membros do GT, como da comunidade académica e eventualmente não-académica, interessada na temática e abordagem.  Admite-se ainda a possibilidade de leitura do imaginário da cidade, tal qual representada nos diferentes média (cinema, artes visuais, literatura…).

Esta nova categoria é uma iniciativa proposta pela parceria entre a Passeio e o Grupo de Trabalho de Semiótica da Sopcom, atualmente coordenado por Helena Pires e Cynthia Luderer.

[Publicado: 12-04-2024]