“Pensar o jornalismo com os jornalistas”: Encontro Nacional da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista

No dia 15 de dezembro de 2022, pelas 11h00, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, terá lugar mais uma sessão dos Encontros Nacionais organizados pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ).

Pensar o jornalismo com os jornalistas será o mote principal das conversas itinerantes que a CCPJ pretende realizar por todo o país com os jornalistas detentores de um título profissional, mas também com estudantes de jornalismo e todos quantos tiverem interesse em debater, refletir e partilhar ideias sobre a regulação do jornalismo e a prática da atividade jornalística.

Trata-se de um projeto de descentralização com o qual a CCPJ pretende aproximar a instituição dos jornalistas e do jornalismo que se faz em todo o país. Serão vinte sessões, uma por cada distrito do continente, Madeira e Açores, onde estarão pelo menos dois dos nove jornalistas que compõem atualmente o Secretariado e o Plenário da CCPJ. Propõem-se, por um lado, a apresentar a experiência que têm, por dentro, desta entidade independente de corregulação dos jornalistas, discutindo as suas competências e funcionalidades e, por outro, abrir as sessões ao diálogo e à reflexão. Trata-se de entre pares, pensar o jornalismo atual, o papel dos jornalistas e, eventualmente, recolher ideias para eventuais mudanças. Alterações a nível legislativo, comportamental e de compromisso para com a atividade jornalística.

[Publicado: 17-10-2022]