Peter Golding enfatiza desigualdades crescentes nos acessos aos média

O sociólogo britânico Peter Golding foi o convidado do Seminário Doutoral de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais que se realizou no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. O professor nas universidades de Northumbria e Newcastle destacou o crescimento do fosso digital, apesar da aparente maior disponibilidade de meios.

Ainda que os usos dos meios, nomeadamente dos digitais e online, estejam em crescimento, Peter Golding realçou os custos crescentes para se ter acesso aos média. De acordo com o sociólogo, o peso orçamental relativo para as famílias pobres terem acesso aos média é elevado e não garante o acesso com qualidade a meios em permanente mudança e obsolescência. “O que é que significa ser cidadão numa altura em que as desigualdades crescem?”, questionou.

Peter Golding apresentou uma comunicação intitulada “Estudar os média – algumas reflexões de um sociólogo”, apontando os contributos que algumas preocupações clássicas da Sociologia – poder, identidade, desigualdade e mudança – podem ter para uma melhor compreensão dos média e dos seus usos.

A iniciativa esteve a cargo do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e do Departamento de Ciências da Comunicação.

Pedro Moura