O Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs) do CECS apresenta os resultados da primeira fase do estudo “Financiamento público de formação de recursos humanos: bolsas de doutoramento em Comunicação”. O projeto procura compreender e analisar o contexto da última década na formação doutoral em Ciências da Comunicação em Portugal a partir da atribuição de bolsas de Doutoramento individuais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Tem ainda como propósito analisar o impacto, os efeitos e o retorno científico do investimento público em formação avançada.
O documento apresenta um retrato estatístico e descritivo resultante de uma base de dados composta por 233 bolseiros de doutoramento em Ciências da Comunicação, entre os anos de 2010 e 2021, aos quais foi aplicado um inquérito por questionário.
De acordo com o estudo, a Universidade do Minho lidera a lista de instituições com 57 bolsas atribuídas (24%), seguindo-se a Universidade Nova de Lisboa com 38 bolsas (16%) e a Universidade de Aveiro com 32 bolsas (14%).
A segunda fase do projeto consiste na realização de entrevistas em profundidade e terá início em março de 2023. A equipa do estudo é composta pelas investigadoras Mariana Lameiras, Madalena Oliveira e Cláudia Dominguez.
Mais informações sobre o estudo disponíveis no site do PolObs.