Investigadoras do CECS em poster vencedor de prémio em congresso nos EUA

Patrícia Silva, Alice Matos (ambas do CECS) e Roberto Martinez-Pecino (Universidade de Sevilha), venceram um prémio pela apresentação de um poster num congresso internacional. Intitulado “Internet use and seniors’ quality of life improvement in four European countries”, o poster foi apresentado na 75th ICP Conference (Congresso Mundial do Conselho Internacional de Psicólogos), que se realizou de 27 a 30 de julho deste ano, no Dyson College Center for Global Psychology, na Pace University, Nova Iorque (USA), e que foi subordinado ao tema “Psychologys Contribution to People, the Planet, and the World”.

Segundo o resumo do poster, que reflete um estudo que foi desenvolvido em quatro países (Portugal, Estónia, Hungria e Eslovénia), e em que se analisou a influência do uso da internet na qualidade de vida dos idosos, no quadro do projeto SHARE – Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe (wave 4), assente no CECS, “os resultados incentivam a necessidade de pesquisa e o desenho de estratégias para promover a inclusão eletrónica dos idosos”.

Resumo completo:
A revolução da internet e a mudança demográfica são dois dos principais desafios mundiais. A internet transformou a sociedade e despertou tanto o interesse quanto o reconhecimento por organizações internacionais que vão da UNESCO à ONU e os debates sobre os seus potenciais benefícios e desvantagens. Estudos sobre a qualidade de vida dos idosos tendem a concentrar-se em variáveis como características sociodemográficas, situação financeira, redes sociais e saúde. O uso da Internet foi deixado de lado, implicitamente assumindo – mas não testando empiricamente – um efeito positivo na qualidade de vida. Neste estudo, analisou-se a influência do uso da internet na qualidade de vida dos idosos, uma vez controlada pelos efeitos dessas variáveis tradicionalmente consideradas na literatura. Também se tentou ver se essa influência continua em países com diferentes regimes de bem-estar social. A amostra foi composta por 14445 indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos residentes em quatro países europeus com diferentes regimes de bem-estar (Portugal, Estónia, Hungria e Eslovénia) que participaram do projeto SHARE project – Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe, wave 4. Resultados de análise de regressão linear evidenciam a influência da idade, género, nível educacional, situação financeira, rede social e saúde física e mental na qualidade de vida dos indivíduos com mais de 50 anos. O resultado mais importante é que, uma vez controlado por esses efeitos, também há um impacto positivo do uso da internet na qualidade de vida dos idosos. Assim, os utilizadores de internet mostram um maior nível de qualidade de vida comparado aos não utilizadores. Estes mesmos efeitos são encontrados nos quatro países. O estudo expande a literatura atual sobre os determinantes da qualidade de vida dos idosos apoiando empiricamente o impacto positivo da internet. Também mostra essa influência em países com diferentes regimes de bem-estar. Os resultados incentivam a necessidade de pesquisa e o desenho de estratégias para promover a inclusão digital dos idosos.

Informação sobre o congresso, aqui