Pré-conferência da IAMCR, “ParticipAD | Participatory Advertising – A global approach with a Latin American focus”

A pré-conferência da IAMCR, intitulada “ParticipAD | Participatory Advertising – A global approach with a Latin American focus”, foi organizada pela investogadora do CECS, Ana Melo, no dia 14 de Julho, na sede da Universidade Uniminuto, em Bogotá, em nome da PCR – Participatory Communication Research da IAMCR.

A pré-conferência contou com 13 comunicações e mais de 30 participantes e reuniu a perspectiva académica e reflexiva a múltiplos testemunhos e casos disruptivos da indústria publicitária, sociedade civil e arte interventiva como fenómenos de publicidade participativa.

O premiado caso “Balígrafo”, uma bala que foi transformada em caneta e com qual foi assinado o tratado de paz que pôs fim a mais de 50 anos de conflito armado na Colômbia, foi a estrela de abertura da conferência, apresentado por um dos seus autores, Alejandro Bermudez, diretor criativo do Grupo McCann Colômbia.

Sara Balonas e Ana Duarte Melo (ambas do CECS) apresentaram as comunicações “Advertising without a Code Bar: influencing the citizen” e “Advertising as a platform for Consumer-Citizen’ Participation and Citizenship”, respectivamente.

Sobre o pré-congresso, aqui