No passado dia 9 de março, o CECS associou-se aos Grupos de Trabalho de Comunicação Intercultural, Estudos Fílmicos e de Género e Sexualidades da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom) na projeção do filme Rupa’s Boutique (2017), de Glória Halász, no âmbito das atividades do Porto Femme International Film Festival. A curta Catarse, de Maria Miel, também foi projetada, suscitando a discussão sobre duas obras que se cruzam na temática abordada: a violência de género em diversas culturas.
Um dia depois do Dia Internacional da Mulher, Ana Catarina Pereira (UBI), Sheila Khan (CECS) e Carla Cerqueira (CECS) juntaram-se no auditório da Casa do Professor, em Braga, para comentar o filme que apresenta os testemunhos de várias mulheres indianas vítimas de ataques com ácidos. Por mais devastadoras que sejam as marcas físicas e psicológicas deixadas nestas mulheres, Rupa’s Boutique realça a bravura e a perseverança das sobreviventes que perseguem os seus sonhos.
Logo após a projeção do filme de Glória Halász houve também um momento dedicado à apresentação da curta Catarse, de Maria Miel, que também participou no debate. O filme apresenta o testemunho de duas mulheres vítimas de violação.
Durante a sessão, os presentes procuraram debater, não só os ataques com ácidos na Índia, como também fizeram uma análise ao contexto atual português, lembrando que a violência de género é uma realidade nos dias de hoje.