Projeto bYou organiza seminário a 12 de julho

“Crianças, jovens e media: o direito à expressão e à participação”. É este o título do seminário online que irá ser realizado pelo projeto de investigação bYou, a 12 de julho, pelas 14h30. As inscrições podem ser feitas até 10 de julho, aqui.

Os oradores convidados do seminário bYou são Sara Pereira, investigadora principal do projeto, Manuel Sarmento, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, e Amélia Pinto Carneiro, em representação da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e jovens.

Em curso desde 29 de março de 2021, o bYou pretende conhecer e discutir as práticas dos jovens com os media, ao mesmo tempo que dá espaço aos mais novos para fazerem ouvir a sua voz. Conjuga metodologias quantitativas e qualitativas, tradicionais e participativas, com o propósito de reconhecer as crianças e os jovens como atores sociais e agentes de mudança. É, portanto, um projeto que quer saber quem são e o que fazem esses jovens (be you, sê tu, numa das duas leituras para as quais remete o título), mas também deseja acolher a participação dos mais novos, nos seus próprios termos – by you, por ti, na segunda aceção para a qual remete o título.

O bYou é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/COM-OUT/3004/2020), tendo sido um dos quatro projetos vencedores do concurso promovido em 2020, no domínio dos Media e da Comunicação. É uma investigação do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e do MILObs, o Observatório sobre Média, Informação e Literacia do CECS. Saiba mais sobre o projeto aqui.

[Publicado: 22-06-2022]