Este projeto surgiu a partir de uma solicitação da Comissão Europeia aos Estados-Membros para que promovessem estudos piloto de avaliação dos níveis de literacia mediática das respetivas populações. A partir de outubro de 2013, o CECS, juntamente com o agora extinto Gabinete para os Meios de Comunicação Social e a Rede de Bibliotecas Escolares, respondeu a esta solicitação pela realização de um estudo com dois grandes propósitos:
– Desenvolver e testar um instrumento capaz de avaliar níveis de literacia mediática;
– Avaliar os níveis de literacia mediática de uma população na fronteira entre a escolaridade obrigatória, o ensino superior e o mercado de trabalho, ou seja, os alunos a frequentar o 12.º de escolaridade.
No estudo participaram 679 alunos de 46 escolas de Portugal Continental. Os níveis de literacia mediática foram avaliados a partir de uma prova online. Da concretização deste projeto resultou o livro Níveis de Literacia Mediática: Estudo exploratório com jovens do 12.º ano, publicado em 2015.
Membros da equipa: Sara Pereira, Manuel Pinto e Pedro Moura
Duração: outubro de 2013 a junho de 2015 – 21 meses
Financiamento: Gabinete para os Meios de Comunicação Social (com apoio da Rede de Bibliotecas Escolares)