EMEDUS – European Media Literacy Education Study

Parece urgente para a Europa deste novo século a aquisição de novas competências que ajudem os cidadãos na leitura crítica dos média. Na verdade, já não basta ler os conteúdos mediáticos. Os cidadãos devem ter ferramentas para utilizar e beneficiar dos média, o que ultrapassa claramente as fronteiras da literacia tradicional. Este projecto procurou promover o desenvolvimento de políticas nacionais que integrem um espírito partilhado, europeu, de uma literacia ao longo da vida. Esta investigação abordou, por isso, estruturas da educação formal e não-formal.

Com um painel de especialistas que integra diferentes perceções de todo o espaço europeu, este projeto contou com parcerias estratégicas da UNESCO e das Nações Unidas, tendo como objetivos específicos a realização dos seguintes propósitos:

  • comparar a inclusão da educação para os média nos curricula nacional nos diferentes países da União Europeia;
  • avaliar os recursos utilizados pelos professores, as competências e ferramentas, bem como a sua relevância para o percurso educativo;
  • enumerar recursos mediáticos utilizados na inclusão de minorias;
  • identificar instrumentos adequados para medir as competências de literacia mediática nas escolas;
  • construir um manual de recomendações políticas a nível nacional e europeu;
  • colaborar na construção de uma estrutura comum de cooperação na aprendizagem ao longo da vida.

Equipa portuguesa que participou no projeto: Manuel Pinto e Sara Pereira

Período de execução do projeto: 2012-2014