O projeto de investigação MigraMediaActs visa analisar conteúdos mediáticos em língua portuguesa, procurando compreender como se desenvolvem os processos de descolonização das paisagens mediáticas; e o modo como diferentes atores sociais (e.g., ativistas, associações, etc.) contribuem para esses processos.
MigraMediaActs é um projeto pioneiro no estudo do ativismo decolonial na esfera pública em língua portuguesa, combinando diferentes campos de pesquisa que tendem a ser estudados separadamente. A partir de uma perspetiva situada e interseccional, considerando a complexidade das dinâmicas identitárias nas sociedades contemporâneas, desenhámos um programa de pesquisa-ação com um conjunto de tarefas articuladas.
A descolonização de paisagens mediáticas constitui um processo complexo, multifacetado e sensível, com múltiplos impactos sociais. Este projeto tem como objetivo contribuir para uma maior visibilidade das pessoas que ocupam um lugar de alteridade no contexto nacional português, enquanto agentes ativos na transformação social e na construção de futuros justos e inclusivos.
Visa, também, potenciar relações construtivas entre investigadores, professores, jornalistas, artistas e atores da sociedade civil, com o objetivo de promover a descolonização dos estudos de jornalismo e comunicação, encarando a diversidade como instrumento de transformação social e de criação de sociedades mais inclusivas e justas.
O projeto está sediado no CECS, envolvendo parcerias internacionais. A equipa é multidisciplinar. O desenho da investigação conjuga metodologias quantitativas e qualitativas, com uma abordagem de pesquisa-ação.
Investigador responsável: Rosa Cabecinhas
Equipa: Alberto Sá, Ana Cristina Pereira, Carla Cerqueira, Gessica Correia Borges, Isabel Macedo, Ivo Neto, João Sarmento, Julia Alves Brasil, Luís Cunha, Michelle Sales, Paula Lobo, Sheila Khan.
Unidade de I&D principal: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Período: 2022 – 2025
Financiamento: 236 380,34 €
Site: www.migra.ics.uminho.pt