MigraMediaActs – Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos

Este projeto de investigação visa analisar os conteúdos mediáticos em lingua portuguesa e aferir a forma como estão a ocorrer os processos de descolonização das paisagens mediáticas; e o modo como diferentes atores sociais (e.g., ativistas, associações de migrantes) contribuem para esses processos. O projeto é pioneiro no estudo do ativismo decolonial na esfera pública em língua portuguesa, combinando diferentes campos de pesquisa que tendem a ser estudados separadamente. A descolonização de paisagens mediáticas constitui um processo complexo, multifacetado e sensível, com múltiplos impactos sociais. Esperamos que o projeto contribua para o desenvolvimento de conhecimento nas áreas dos média e migração e que beneficie diretamente as comunidades migrantes, as comunidades educativas e a sociedade em geral. O projeto MigraMediaActs visa contribuir para uma maior visibilidade dos migrantes enquanto agentes ativos na transformação social e na construção de futuros justos e inclusivos. Além disso, visa permitir que investigadores, professores, jornalistas, artistas e atores da sociedade civil se relacionem de maneira construtiva e contribuam para a descolonização dos estudos de jornalismo e comunicação, empenhando-se com a diversidade não como mero adorno exótico, mas como instrumento de transformação social e criação de sociedades mais inclusivas e justas.

O projeto está sediado no CECS, envolvendo parcerias internacionais. A equipa é multidisciplinar. O desenho da investigação conjuga metodologias quantitativas e qualitativas, com uma abordagem de pesquisa-ação.

Investigador responsável:  Rosa Cabecinhas

Equipa: Alberto Sá, Ana Cristina Pereira, Carla Cerqueira, Gessica Correia Borges, Isabel Macedo, Ivo Neto, João Sarmento, Julia Alves Brasil, Luís Cunha, Michelle Sales, Paula Lobo, Sheila Khan.

Unidade de I&D principal: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Período: 2022 – 2025

Financiamento: 236 380,34 €