Este projecto pretende analisar o cenário em mudança da imprensa portuguesa contemporânea e aferir os factores que tanto impulsionaram o lançamento de novos títulos como motivaram as falências e encerramentos de outros. Tal análise permitirá retirar algumas ilações acerca dos sucessos e insucessos da imprensa escrita. Na prossecução desse objectivo, será constituída uma base de dados das entradas e saídas do mercado da imprensa escrita no país durante a era democrática.
O período de análise, desde 1974 a 2009, permite avaliar e contrastar três períodos distintos do sistema de imprensa português: a) o pós-ditadura que integra o estabelecimento das liberdades básicas, a abolição da censura, a nacionalização dos media propriedade de grupos económicos e entidades com ligações estreitas ao antigo regime; b) a privatização e comercialização da imprensa que decorre dos anos 1980 após a acessão à Comunidade Económica Europeia até à década de 90 caracterizada pela re-privatização dos títulos detidos pelo Estado, a liberalização do sistema mediático e consolidação dos grupos de comunicação portugueses; c) o impacto da digitalização e convergência multimédia do início do século XXI até 2009 quando o mais recente título da imprensa portuguesa foi lançado – o jornal ‘i’, um período assinalado pelos esforços de inovação e investimentos sem precedentes em reestruturar e adaptar os jornais, e alterar os procedimentos de recolha e disseminação da informação.
Investigador responsável: Rui Novais
Financiamento: FCT – PTDC/CCI-COM/122387/2010
Período de execução: 2012-2014