O projeto TRANSLITERACY tem dois grandes objetivos:
– Compreender a relevância de práticas mediáticas (de consumo, produção, partilha, criação e aprendizagem) na vida de adolescentes de oito países (Austrália, Colômbia, Espanha, Finlândia, Itália, Portugal, Reino Unido e Uruguai), mapeando as capacidades transmediáticas de jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos;
– Identificar o que é que os jovens estão a aprender fora da escola, usando os média, e porque o fazem. Ou seja, quer-se saber que aprendizagens informais estão a ser desenvolvidas e de que forma as estratégias usadas pelos jovens podem ajudar a melhorar a educação formal.
Usando estes dados, o projeto pretende desenvolver um kit para professores que seja capaz de ajudar na adequação do ensino formal ao mundo complexo atual, nomeadamente no que concerne ao uso dos média e à proliferação de fontes de informação. Na vertente portuguesa do estudo participaram duas escolas do Norte de Portugal. Seguindo o critério geográfico previsto no enquadramento metodológico do projeto, foi escolhida uma escola situada num concelho predominantemente urbano (Braga) e outra de um concelho maioritariamente rural (Montalegre). Na vertente portuguesa do estudo participam 78 jovens.
Site do projeto: http://transmedialiteracy.org/the-documents/
Membros da equipa: Sara Pereira, Manuel Pinto, Pedro Moura, Joana Fillol e Andreia Lobo
Duração: 1 de abril de 2015 a 31 de março de 2018
Financiamento: Programa Horizon 2020 – Research and Innovation Actions, da Comissão Europeia