Próximo seminário MilObs discute o contrato de concessão de Serviço Público

O próximo seminário MilObs, agendado para 26 de maio à tarde, vai debater o tema “Um serviço público de media para a próxima década – a perspetiva das crianças, da educação e da literacia mediática”.

Esta edição tem por objetivo participar no debate do novo Contrato de Concessão de Serviço Público de Rádio e Televisão, cuja consulta pública está aberta até ao próximo dia 31.

Pela primeira vez, este documento definidor das diretivas para futuro do serviço público dá expressamente destaque às responsabilidades que a RTP deve assumir no tocante às literacias e, em especial, à literacia relacionada com os media.

De facto, o desenvolvimento da literacia mediática passa a ser um dos objetivos do serviço público de rádio e de televisão, traduzido num plano de ação. Por outro lado, passará a haver um canal (serviço de programas) dedicado ao conhecimento, com o objetivo de promover as literacias, satisfazer as necessidades informativas, educativas e formativas dos públicos infantis e juvenis, bem como dos públicos seniores.

A proposta de Contrato de Concessão revista está disponível para consulta nesta hiperligação. Todos os cidadãos estão convidados a dar o seu contributo, podendo fazê-lo através do email consultapublica@mc.gov.pt.

O Seminário aberto que o MILObs organiza no próximo dia 26 pretende alargar a participação de investigadores, professores e educadores, associações de pais e de famílias e outros interessados, de modo a fazer chegar ao Ministério da Cultura um documento fundamentado de análise e de sugestões.

O seminário é gratuito, mas requer inscrição prévia no site do MILObs.

[Publicado: 20-05-2021]