Teresa Ruão, Ronaldo Neves & José Zilmar
2017 | CECS - UMinho
ISBN:978-989-8600-70-7
“Numa iniciativa conjunta, que pretendeu sedimentar uma relação académica de anos, o Grupo de Pesquisa de Estudos Avançados de Comunicação Organizacional (ECO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Brasil, e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, em Portugal, decidiram avançar com uma publicação destinada a promover a produção e divulgação do pensamento científico sobre a Comunicação Organizacional e Estratégica, destacando as mudanças que têm acontecido na área pela introdução das novas tecnologias de comunicação e de informação sobretudo a partir da década de 1990. Uma abordagem temática que a Comunicação Organizacional declinou realizar aprofundadamente até anos mais recentes, altura em que se tornava incontornável reconhecer que a tecnologia tinha trazido mudanças mais profundas do que a simples inovação de meios e canais. A influência tecnológica teve, de facto, repercussões muito para além da metáfora da “conduta” (Putnam, Philips & Chapman, 1996), que parece não abandonar o campo, e foi atingindo o coração da teoria da Comunicação Organizacional, da profissão de comunicador ou relações públicas, do ensino na área e da pesquisa especializada”. [nota introdutória]