Sara Pereira, Manuel Pinto & Eulália Pereira
2009 | Lisboa: ERCS
ISBN:290869/09
Sara Pereira, Manuel Pinto & Eulália Pereira
2009
Lisboa: Entidade Reguladora para a Comunicação Social
“O presente estudo foi desenvolvido no âmbito de um concurso, aberto em Junho de 2007 pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), com vista à realização de uma pesquisa sobre 'Programação para a Infância nos canais generalistas de sinal aberto RTP1, RTP2, SIC e TVI'. O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, respondeu a este concurso com uma candidatura que veio a ser seleccionada pela ERC.
O propósito principal deste estudo diz, portanto, respeito, à caracterização da programação infantil e juvenil emitida pelos canais generalistas portugueses (RTP1, RTP2, SIC e TVI) no período de um ano (Setembro de 2007 – Outubro 2008). Em termos gerais, a pesquisa observou e examinou o que diariamente é emitido para 1.628.852 indivíduos, ou seja, para 15,3% da população portuguesa. A monitorização foi feita com base na análise das grelhas de programação e de materiais audiométricos e com suporte no visionamento de programas.
A pesquisa parte do pressuposto de que a televisão é, simultaneamente, expressão e agente das culturas infantis".
(in Introdução)
Introdução |
19
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1. Programação para a infância: o caso português no panorama internacional |
23
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1.1. Enquadramento e retrospectiva |
24
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1.2. Aspectos do quadro normativo |
30
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1.3. Em síntese |
43
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2. Metodologia e questões técnicas do estudo |
45
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2.1. Objectivos e instrumentos de análise |
46
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2.2. Categorias de análise quantitativa da programação televisiva para a infância |
51
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2.3. Categorias de análise qualitativa de programas |
57
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2.4. Categorias de análise da publicidade, patrocínios e autopromoções |
58
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3. Caracterização da programação infantil e juvenil dos canais generalistas portugueses |
61
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3.1. Tempo de emissão para a infância vs tempo de emissão geral |
62
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3.2. Tempo de emissão para a infância |
65
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3.3. Localização da programação para a infância nas grelhas |
68
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3.4. Os géneros |
87
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3.5. Os formatos |
97
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3.6. Temas dominantes na programação |
106
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3.7. Origem geográfica dos programas |
114
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3.8. Público-alvo da programação |
125
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3.9. Caracterização dos programas 'contentor' |
135
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3.10. Algumas notas conclusivas |
152
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4. Aspectos qualitativos de uma amostra de programas |
155
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4.1. Nota metodolológica e critérios de selecção e análise |
157
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4.2. Características dos programas infantis preferidos pelas crianças |
158
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4.3. Algumas notas conclusivas |
167
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5.Audiências infantis – segmento etário 4-14 |
171
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5.1. Tempo médio de consumo |
172
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5.2. Rating e share dos canais generalistas |
176
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5.3. Os 10 programas gerais mais vistos |
177
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5.4. O 10 programas infantis mais vistos |
183
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5.5. Notas conclusivas |
186
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6. A publicidade nos intervalos da programação para a infância |
189
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6.1. Tempos de publicidade nos intervalos da programação |
196
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6.2. Categorias temáticas dos anúncios |
200
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6.3. Autopromoções e patrocínios |
204
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6.4. A publicidade nos programas 'contentor' |
216
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6.5. Notas conclusivas |
225
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Conclusões |
227
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Bibliografia |
237
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Anexos |
243
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Índice de Gráficos | |
Índice de Tabelas | |
A base de dados desta análise encontra-se disponível para consulta em formato .sav http://www.erc.pt/documentos/EstudoATelevisaoeasCriancas.pdf http://www.erc.pt/documentos/ERCprogramacaoinfantil.sav |