A Revista Lusófona de Estudos Culturais / Lusophone Journal of Cultural Studies (e-ISSN: 2183-0886 | ISSN: 2184-0458) é uma revista temática da área dos Estudos Culturais. Publicada desde 2013 no sistema OJS, esta revista tem um rigoroso sistema de arbitragem científica e é publicada em português e em inglês duas vezes por ano. De 2013 a 2016, foi publicada pela Universidade do Minho e Aveiro, em conjugação com o Programa Doutoral em Estudos Culturais. Em 2017, passou a ser publicada, exclusivamente, pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. O conselho editorial da Revista Lusófona de Estudos Culturais / Lusophone Journal of Cultural Studies integra reputados especialistas dos Estudos Culturais, de diversos pontos do mundo.
Pedro Andrade & Mário Caeiro
7(1) - 2020 | CECS - UMinho
ISSN:2184-0458 (print) | 2183-0886 (online)
“No seio dos processos decorrentes destas esferas do social ou na sua fusão, que se encontram pormenorizados abaixo, o presente número da Revista Lusófona de Estudos Culturais centra-se nas relações que a arte pública estabelece com um processo social muito atual mas pouco estudado, a comunicação turística, e nomeadamente no caso do turismo cultural. Os Estudos Culturais e os Estudos de Turismo, bem como outras áreas de pesquisa adjacentes, podem beneficiar de uma tal dialética. Dito de outro modo, o que se debate aqui não é um processo social único e isolado, traduzível num dado con-ceito solitário que se vislumbra em muitos estudos, e nos respetivos textos e títulos. Tais estudos pretensamente unívocos ou hegemónicos concentram-se amiúde numa única ideia, que por si só esgotaria a profundidade do social ou a totalidade do pensamento sociológico. Pelo contrário, o presente número de revista, nos seus objetivos, assume–se não como reflexão sobre um mero tema, que seria, por exemplo, representado pelo título «A arte pública», ou por estoutro título «A comunicação turística», mas enquanto questão central ou tese seminal expressa pela proposição seguinte: «Arte pública para a comunicação turística». [Nota introdutória]