Barómetro para a Qualidade da Informação
1ª edição 2025 | CECS | UMinho
ISBN:978-989-36112-0-3
A literatura sugere que a qualidade da informação tem sido uma preocupação que atravessa diferentes períodos no tempo. Embora a terminologia varie, a investigação sobre a comunicação — verbal ou não verbal — tem considerado, de uma forma ou outra, características como, por exemplo, a precisão e a fiabilidade da informação. A era digital trouxe desafios que tornam este conceito ainda mais relevante e complexo.
Neste contexto, o BIP – Barómetro para a Qualidade da Informação surge como uma abordagem integradora. Este observatório visa monitorizar e analisar a qualidade da informação disponível em diferentes ecossistemas comunicacionais e em plataformas diversas (tanto nas tradicionais como nos media sociais). Como exemplos, podemos citar, sem nos limitarmos a eles, a informação jornalística, os canais de comunicação das organizações públicas e privadas, a comunicação governamental, a comunicação política, as peças de publicidade e propaganda e a produção audiovisual.
Este e-book tem como propósito discutir e situar o conceito de qualidade da informação — enquanto objeto de estudo —, explorando a sua evolução, as suas diferentes abordagens teóricas, modelos e metodologias de aferição. Esta reflexão não pretende constituir-se como uma revisão da publicação científica sobre o tema, mas antes como um referencial para o estudo da qualidade da informação, nos termos em que o BIP pretende desenvolvê-lo, o que — como veremos adiante — encerra opções e pontos de vista que importa clarificar, já que balizam a orientação e os critérios adotados para decidir o que é importante ou relevante medir, a lente através da qual se vai olhar o ecossistema informacional, o que — por sua vez — determina a natureza dos resultados que vamos oferecer ao público.