Helena Sousa (Org.)
2006 | Porto: Porto Editora
ISBN:978-972-0-45259-7
Helena Sousa (Org.)
2006
Porto: Porto Editora
“Não sendo concretamente sobre economia dos media nem sobre as políticas da comunicação, estas duas áreas do conhecimento estão presentes, ainda que numa articulação pouco frequente entre nós. Esta obra procura reunir, pela primeira vez em língua portuguesa, textos de alguns dos mais conceituados autores que trabalham a comunicação e os media a partir da interligação entre as esferas económica e política. Ou seja, ainda que com leituras e posicionamentos diversos, todos os autores que aqui apresentamos consideram que as questões relacionadas com a produção e com o consumo da informação e do entretenimento nunca são questões meramente económicas, políticas, artísticas ou mesmo de natureza editorial. São, isso sim, questões que se prendem com a distribuição do poder na sociedade e com as consequências dessa distribuição para a constituição do espaço público e, consequentemente, para a qualidade do sistema democrático e do ambiente simbólico que nos envolve.” (Helena Sousa, Introductory Note)
Índice
Capítulo 1 |
|
Comunicação, economia e poder: uma visão integrada Helena Sousa |
5
|
|
|
Capítulo 2 | |
Transformações continentais: capitalismo, comunicação e mudança na Europa Gravam Murdock |
13
|
|
|
Capítulo 3 | |
Estudando a Economia Política dos Media e da Informação Janet Wasko |
29
|
|
|
Capítulo 4 | |
Os estudos e práticas da economia (e da) política de comunicações na América Latina Edgard Rebouças |
61
|
|
|
Capítulo 5 | |
Do mito do ciberespaço à economia política da comunicação digital Vincent Mosco |
79
|
|
|
Capítulo 6 | |
As políticas de comunicação face aos desafios do novo milénio: pluralismo, diversidade cultural, desenvolvimento económico e tecnológico e bem-estar social Marcial Murciano |
103
|