Albertino Gonçalves, Fernanda Leopoldina Viana, Maria de Lourdes Dionísio
2007 | Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho
ISBN:978-989-95591-0-3
Albertino Gonçalves, Fernanda Leopoldina Viana & Maria de Lourdes Dionísio
2007
Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho
“Sendo a Educação uma das áreas que merece uma atenção peculiar, a Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho não poderia deixar de corresponder ao desafio proposto, em 2005, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, no sentido de acrescentar à dinâmica territorial a promoção de um projecto inovador que contribuísse para a valorização da literacia e, consequentemente, favorecesse a prevenção do insucesso e do abandono escolares. Tal desígnio também encontrou fundamento numa estratégia nacional, assumida e reconhecida enquanto prioridade política do Governo – O Plano Nacional de Leitura.
Nesta linha de orientação, foi pensado e desenvolvido o projecto Dar Vida às Letras, iniciativa que contou com a participação activa do público alvo e a colaboração de entidades locais e regionais, ganhando, deste modo, expressão uma rede de parcerias cujo contributo foi decisivo para o seu sucesso.” (Conselho Directivo da Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho, Presentation)
Índice
Introdução |
9
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Parte 1 -À descoberta do livro e da biblioteca- (Acção II) | |
CAPÍTULO 1: A história de um projecto com HISTÓRIAS |
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1.1. O que nos dizem os estudos já feitos? |
16
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1. 2. O Projecto Dar Vida Às Letras |
18
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CAPÍTULO 2: Crescer com a amizade das letras |
37
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2.1. O cantinho dos resultados |
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Parte 2 – Novas experiências para a literacia- (Acção III) |
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CAPÍTULO 3: Conviver com as Letras ou do que foram e como foram as oficinas das Novas Experiências com a Literacia no Vale do Minho |
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3.1. Apresentação |
47
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3.2. As leituras |
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3.3. As escritas |
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3.4. Para além da leitura e da escrita, mas também por causa delas |
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3.5. Das dificuldades e das conquistas |
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CAPÍTULO 4. Semear possibilidades |
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4.1. Fazer caminho ao andar |
59
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4.2. A literacia, a escola e o mundo |
61
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Perspectivas |
71
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