Bernardo Pinto de Almeida
2007 | Porto: Campo das Letras
ISBN:9789896251765
Bernardo Pinto de Almeida
2007
Porto: Campo das Letras
“Sob o título Força de Imagem, de que aqui se publica uma primeira parte, a que se seguirá uma segunda, mais específica e necessariamente mais pessoal no plano da interpretação sobre o Surrealismo em Portugal, procurei fazer uma abordagem do fenómeno estético surrealista. A que agora se publica retoma uma abordagem anteriormente disponível nos Cadernos do Museu n.° 2 do Sintra-Museu Berardo de Arte Contemporânea, que se editou para acompanhar uma primeira exposição, ali realizada, do núcleo surrealista desta importante colecção.
Procurando tomar em linha de conta as várias abordagens recentes sobre o tema que vêm mobilizando de Rosalind Krauss ou Donald Kuspit a Hal Foster, entre outros, ao longo da última década, alguns dos mais interessantes discursos da nova crítica de arte sobre uma eventual actualidade do Surrealismo (nomeadamente no que toca à possibilidade de rever alguns conceitos entretanto ultrapassados que se associaram à sua história e fortuna crítica), entendi, neste ensaio breve, pensar globalmente o fenómeno estético introduzido pela teoria e práticas surrealistas.” (Bernardo Pinto de Almeida, Introductory Note)
Índice
Algumas considerações prévias |
6
|
|
|
O navio de espelhos | |
1. O surrealismo e o século XX |
16
|
2. …Breton, André |
26
|
3. Antes do Surrealismo, o surreal |
38
|
4. Os Manifestos (1924, 1929) |
50
|
5. A tradição surrealista: o Surrealismo e a Pintura |
62
|
6. Força de imagem |
80
|
7. Freud, provavelmente |
92
|
8. …ou não? – Actualidade do Surrealismo |
102
|
|
|
19 Recantos(visita guiada) | |
Marcel Duchamp, Le Porte-bouteilles/Bottle Dryer, 1914-64 |
118
|
Francis Picabia, Balance 1919-20 |
122
|
Max Ernst, Paysage Noir 1923 |
126
|
Joan Miro, Figure à la bougie 1925 |
130
|
René Magritte, Le Gouffre argenté 1926 |
134
|
Giorgio De Chirico, La Cohorte invincible 1926 |
138
|
Picasso, Femme dans un fauteil 1929 |
142
|
André Breton, Tristan Tzara, V. Hugo, G. Knudson, Cadavre exquis, 1933 |
146
|
Salvador Dali, White Lobster Telephone, 1936 |
150
|
Óscar Dominguez, Decalcomania, 1936 |
154
|
Hans/Jean Arp, Feuilles placées selon les lois du hasard, 1937 |
158
|
Jackson Pollock, Head, 1938-41 |
162
|
André Masson, Femme Attaquée par les oiseaux, 1943 |
166
|
Wilfredo Lam, Lunguanda Yembe, 1950 |
170
|
Man Ray, Talking Picture, 1956 |
174
|
Joseph Cornell, Untitled (Hotel de l’Etoile), 1956 |
178
|
Marcel Duchamp, Boîte-en-valise (de ou par Marcel Duchamp ou Rose Sélavy), 1958 |
182
|
Louise Bourgeois, Torso (Self-portrait), 1956 |
186
|
Henri Michaux, Untitled, 1956 |
190
|
|
|
Lista de Imagens |
195
|