Maria da Luz Correia
2021 | Húmus
ISBN:978-989-755-714-9
O presente livro parte do trabalho de investigação realizado entre 2008 e 2013, no quadro da tese de doutoramento, com o título Intermitências na cultura visual contemporânea: o postal ilustrado e a imagem recreativa (Correia, 2013). A edição é, assim, uma versão condensada e revista desta tese de doutoramento que foi orientada por Moisés de Lemos Martins e por Michel Maffesoli, resultando de uma cotutela entre a Universidade de Minho e a Université Paris Descartes – Sorbonne, Paris 5. Redigida e concebida entre Paris e Braga, a tese, defendida em julho de 2013 no edifício da Sorbonne, foi arguida por José Bragança de Miranda, Patrick Tacussel e Fabio La Rocca.
Enquadrado no projeto de investigação coletivo Os postais ilustrados para uma socio -semiótica da imagem e do imaginário (PTDC/ CCI/72770/2006), este trabalho, que se inscreveu no domínio das Ciências da Comunicação e no subdomínio da Teoria da Cultura na Universidade do Minho e em Sociologia na Université Paris Descartes – Sorbonne Paris 5, recebeu em 2017 o Prémio de Excelência de Teses de Doutoramento do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, no contexto do qual nos foi proposta a sua publicação em formato de livro.
Esta descrição sumária do enquadramento institucional da tese faz já adivinhar o esforço de tradução, não apenas entre a língua portuguesa e a língua francesa, mas também entre áreas de saber e campos de estudo, que marca de modo transversal a presente publicação.