Visualizar publicação

Níveis de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12º ano

Sara Pereira, Manuel Pinto & Pedro Moura

2015 | Braga: CECS (edição apoiada pelo GMCS e pela Rede de Bibliotecas Escolares)

ISBN:978-989-8600-42-4 (impresso) / 978-989-8600-41-7 (eBook)

“A Literacia para os Media, entendida como “a capacidade de aceder aos media, de compreender e avaliar de modo crítico os diferentes aspetos dos media e dos seus conteúdos e de criar comunicações em diversos contextos” (Recomendação da Comissão Europeia de 20 de agosto de 2009), é atualmente considerada uma via essencial para uma cidadania mais qualificada e uma sociedade mais inclusiva. O modo como os media habitam hoje os quotidianos, cria novas formas de lazer e de entretenimento e proporciona novos modos de trabalhar, de estudar, de conhecer o mundo, de comunicar, de estabelecer relações intersubjetivas e de nos informarmos e sermos informados. Tais mudanças, bem como as que ocorrem no ambiente mediático, tornam fundamental o aprender a ler e a analisar criticamente esses meios, os seus usos e apropriações e o saber criar, produzir e partilhar conteúdos”.