Comunicação e Sociedade
(e-ISSN: 2183-3575 | ISSN: 1645-2089) é uma publicação do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, dirigida por Moisés de Lemos Martins e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Publicada desde 1999, esta revista tem um rigoroso sistema de arbitragem científica e é publicada duas vezes por ano. Está indexada em diferentes plataformas e bases de dados de revistas científicas, tanto de âmbito nacional como internacional.
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Sara Balonas, Sónia Silva & Isabel Ruiz-Mora
Vol. 45 | CECS | CECS
ISSN:1645-2089
Propomos olhar a publicidade como um discurso cujo poder reside na sua capacidade de produzir e reproduzir o sentido de uma cultura e de uma sociedade. Com uma rapidez e lucidez notáveis, gera retratos instantâneos, como polaroids onde cada um se revê ou não gosta de se ver.
O que nos mostra a publicidade? Para muitos, a publicidade ainda é sobretudo consumo, representando tudo o que nos arrasta para o apocalipse, à medida que os efeitos das alterações climáticas se tornam mais tangíveis. Por conseguinte, este número temático — “Publicidade e Desenvolvimento Sustentável” — parece anunciar visões sobre a insustentabilidade da publicidade. Contudo, esta edição desafia a um olhar contrário: desbravar a relação entre dois conceitos, desconstruindo o aparente antagonismo e iluminando quer o contributo, quer os desafios para a publicidade.