Visualizar publicação

Quatro Movimentos da pele – As Imagens e as Coisas II

Bernardo Pinto de Almeida

2004 | Porto: Campo das Letras

ISBN:9789726108139

Bernardo Pinto de Almeida

2004

Porto : Campo das Letras

“Tentarei em seguida, através da análise de quatro olhares, correspondentes de outros tantos movimentos desse corpo, ou dessa pele, lançar algumas questões que se devolvem a todo aquele que, como se tomado de uma espécie de maldição, incessantemente se debruçasse sobre esses vestígios do passado – e toda a pintura é sempre, por actual que seja, coisa do passado – para os interrogar no seu sentido. Mas sabendo que não poderemos senão confrontar-nos com a devolução constante do próprio enigma que nos motivou a questioná-la. Deixando transparecer que, na abordagem desses quatro movimentos, algumas questões parecem reiterar-se. Ainda que o vasto arco temporal em que se inscrevem, bem como as respectivas historicidades, se afastem entre si por séculos de tempo e de história, como se o conjunto da pintura constituísse um corpo único. Corpo volúvel que cada nova obra, cada novo gesto, apenas acrescentasse, tornando mais elástica, mais vasta., uma pele que se desdobrasse infinitamente diante do nosso olhar, condenado a permanecer, por muito que dela se aproxime, sempre exterior ao seu desenrolar…” (Bernardo Pinto de Almeida, Introductory Note)

Índice

A pele da pintura
7
I. ESPAÇO – Tiziano e a espacialização do corpo
9
II. TEMPO – Rembrandt e a percepção do tempo
33
III. MATÉRIA – Tàpies e a imaginação da matéria
59
IV. CARNE – Lucian Freud e a evidenciação da carne
89