Vista
É uma revista científica de Cultura Visual e de Artes Digitais. Pretende promover o debate transdisciplinar em torno dos processos de mediação visual da cultura, que além dos estudos sobre fotografia, cinema, televisão, publicidade, jogos de vídeo, média digitais, inclui hoje as artes tecnológicas e as media arts.
A revista foi criada em 2015 pelo Grupo de Trabalho de Cultura Visual da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom) e, no segundo semestre de 2020, passou a ser editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
Ana Cristina Pereira, Gessica Correia Borges & Marta Lança
Nº 13 | CECS | UMinho
ISSN:2184-1284
“No mundo progressivamente mais estilhaçado em que vivemos torna-se também cada vez mais difícil pensar em reparação. Às guerras que ocupam pouco espaço na visualidade ocidental, juntaram-se nos últimos anos outras que, pelo contrário, capturam a nossa atenção. À escala global, a expressão violenta e indisfarçada do colonialismo na atualidade faz com que conceitos como o de “colonialidade” (do saber, do ser ou do poder) nos pareçam eufemismos para descrever uma realidade que nunca deixou de ser colonial. Ou, ainda, que as teorias decoloniais nascidas e fomentadas dentro da academia pareçam sintéticas e insuficientes perante o fim do mundo como conhecemos.
Paradoxalmente, a ubiquidade de projetos, propostas e acontecimentos atrelados à palavra “reparação” tem atingido proporções inimagináveis ainda há poucos anos, quando começámos a pensar em contribuir para esta discussão no espaço público português e lusófono3. Sem surpresas, uma fatia substancial destas iniciativas será oportunista, ou meramente mediática, funcionando numa mesma lógica extrativista. Contudo, é impossível não assinalar a mudança discursiva que ocorreu, em poucos anos, nas esferas pública e governamental portuguesas.