Arquivo

Revistas

A Revista Lusófona de Estudos Culturais / Lusophone Journal of Cultural Studies (e-ISSN: 2183-0886 | ISSN: 2184-0458) é uma revista temática da área dos Estudos Culturais. Publicada desde 2013 no sistema OJS, esta revista tem um rigoroso sistema de arbitragem científica e é publicada em português e em inglês duas vezes por ano. De 2013 a 2016, foi publicada pela Universidade do Minho e Aveiro, em conjugação com o Programa Doutoral em Estudos Culturais. Em 2017, passou a ser publicada, exclusivamente, pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. O conselho editorial da Revista Lusófona de Estudos Culturais / Lusophone Journal of Cultural Studies integra reputados especialistas dos Estudos Culturais, de diversos pontos do mundo.

Visualizar publicação

Género: contributos para uma compreensão efetiva das mudanças

Moisés de Lemos Martins, Maria Manuel Baptista, Zara Pinto-Coelho & Sara Maia (Eds.)

vol.3 n.1 - 2015 | CECS-UMinho/UAveiro

ISSN:2183-0886

Nos últimos 20 anos, as relações de género e a forma como são experienciadas, representadas e consubstanciadas em práticas, sofreram mudanças profundas. Urge compreender este processo de forma mais aprofundada e efetiva, particularmente no que diz respeito às dinâmicas de poder e de controlo envolvidas, e ao espaço dos países de expressão portuguesa.
Tendo como pano de fundo estas reconfigurações e interesses, a Revista Lusófona de Estudos Culturais reúne no seu 5º número contribuições de investigadores em início de carreira e investigadores consagrados de várias partes do mundo (Grã-Bretanha, Estados Unidos da América, Brasil e Portugal) e proporciona aos leitores portugueses a possibilidade de lerem na sua língua materna os trabalhos de Raewyn Connell, Jasbir Puar e Sue Thornham.
O conjunto de artigos que integram este número, procura concorrer, numa lógica inter ou transdisciplinar, para uma compreensão aprofundada e crítica das mudanças ocorridas em diversos domínios da sociedade com implicações nas relações e nas identidades de género. Os participantes trabalham com diferentes quadros teóricos e visam a compreensão de questões diversas relacionadas com os domínios da maternidade, das relações afetivas e sexuais, do envelhecimento, do ativismo social, da ciência e da academia, da economia e das políticas públicas. [Nota introdutória]