Arquivo

Visualizar publicação

Strategic Communication for Non-Profit Organisations: Challenges and Alternative Approaches

Evandro Oliveira, Ana Duarte Melo & Gisela Gonçalves

2016 | Vernon Press

ISBN:978-1-62273-194-7

Sobre a publicação

A comunicação na esfera pública, bem como dentro dos contextos organizacionais, tem atraído o interesse dos investigadores ao longo do século passado. As formas atuais de envolvimento do cidadão e desenvolvimento comunitário, parcialmente viabilizadas através da comunicação digital, melhoraram ainda mais a visibilidade e a relevância da comunicação sem fins lucrativos. Estas são realizadas pela sociedade civil, que é “a expressão organizada dos valores e interesses da sociedade” (Castells, 2008) na esfera pública. A comunicação sem fins lucrativos alimenta a esfera pública como “os processos discursivos numa rede complexa de pessoas, associações e organizações institucionalizadas”, enquanto que esses “discursos são uma maneira civilizada de discordar abertamente sobre assuntos essenciais de interesse comum” (Jensen, 2002).
Apesar da relevância na esfera pública, a comunicação sem fins lucrativos nunca foi devidamente definida dentro da investigação em comunicação. O objetivo deste livro é oferecer uma visão geral e relatório sobre Comunicação Estratégica para organizações sem fins lucrativos e os desafios e abordagens alternativas. Considerando a premissa de que um princípio-chave de comunicação estratégica é a concretização de objetivos organizacionais, a maioria da investigação desenvolvida na área tem usado ambientes de negócios para desenvolver teorias, modelos, ideias empíricas e estudos de caso. Aqui, damos um passo em direção a novas abordagens centradas no conceito de sem fins lucrativos em várias dimensões e de várias perspectivas, mostrando a diversidade e complexidade em torno deste assunto e, ao mesmo tempo, a necessidade de mais trabalho teórico e empírico que forneça estruturas e também ferramentas para uma maior compreensão dos fenómenos.