O CECS e a UMinho Editora assinaram um acordo de cooperação editorial que procura reforçar a disseminação do conhecimento tendo como referenciais a política de acesso aberto e a sustentabilidade ambiental. O acordo intensifica uma aposta na edição digital, considerando a missão e a política editorial do CECS.
O acordo estabelece responsabilidades e deveres de ambas as partes.
Entre outras tarefas, cabe à UMinho Editora:
– a manutenção e operacionalização da plataforma de publicação;
– a gestão do fluxo editorial;
– a aprovação final da edição;
– a aprovação da paginação e das capas;
– a publicação dos livros na plataforma da Editora e em outras plataformas de publicação digital (como o Google Play) em que esteja presente;
– a divulgação e disseminação dos livros.
O CECS tem, entre outras responsabilidades, o compromisso de:
– avaliação inicial da admissibilidade da proposta;
– gestão do processo de revisão por pares;
– elaboração das propostas de decisão de publicação;
– execução de proposta de capa;
– divulgação e disseminação dos livros.
Para a apresentação de propostas de publicação, os autores ou editores deverão preencher um formulário fornecido pela UMinho Editora, na sua plataforma de gestão editorial.
O processo de avaliação das propostas submetidas para publicação em dupla chancela será desenvolvido de acordo com o fluxo definido no Regimento da UMinho Editora, cabendo aos editores do CECS o encaminhamento das propostas para revisão por pares e a elaboração de uma proposta de decisão editorial para validação final pela UMinho Editora.
Após a decisão de publicação e a aceitação da minuta do contrato de edição, dar-se-á início ao processo de edição, paginação e publicação que é realizado com o suporte da plataforma da UMinho Editora.
A divulgação das obras publicadas é uma responsabilidade partilhada pela UMinho Editora e pelo CECS.