Publicado o documentário “No Trilho de Malangatana: do legado à memória”

Foi publicado online o documentário “No Trilho de Malangatana: do legado à memória”. Produzido pelo Museu Virtual da Lusofonia, uma das plataformas culturais do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, o filme faz referência à vida e obra de Malangatana, autor moçambicano que se destacou em várias esferas artísticas (pintura, música, escultura, etc).

 

Sendo um projeto desenvolvido na área da Comunicação para o Desenvolvimento, é dada centralidade à obra do autor intitulada “Casa Sagrada da Família Mabyaya”, um conjunto escultórico de vários metros de altura que se encontra localizado na periferia da cidade de Maputo, sem qualquer manutenção há anos.

O documentário, da autoria de Lurdes Macedo, investigadora do CECS, havia já sido apresentado ao público. Em abril do ano passado, a antestreia do filme realizou-se no Museu Nogueira da Silva, em Braga, acompanhada da exposição “Cores de Moçambique”, da autoria de Simone Faresin.

Este documentário resulta da estreita relação que o CECS tem vindo a desenvolver com várias instituições moçambicanas. O projeto de investigação “Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?”, financiado pela FCT e pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento constitui outro exemplo do trabalho próximo que vem sendo desenvolvido com investigadores moçambicanos. Durante três anos, o CECS vai coordenar este projeto, promovido em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane. De Moçambique participam ainda investigadores da Universidade da Zambézia, do Instituto Superior de Artes e Cultura, da Escola Superior de Jornalismo, da Universidade Politécnica, entre outras instituições de ensino superior.

A consolidação da rede estabelecida com universidades moçambicanas é, ainda, visível na participação de mais de 150 investigadores, de várias universidades moçambicanas e portuguesas, no Congresso Internacional “Cultura e Turismo: desenvolvimento nacional, promoção da paz e aproximação entre nações”, que decorreu no passado mês de novembro, na Universidade Politécnica, em Maputo. Neste evento foi também realizado o pré-lançamento da revista Comunicação e Sociedade, dedicada ao tema “Os Estudos Lusófonos e as Ciências da Comunicação”, editada por Moisés de Lemos Martins, Alda Costa e Isabel Macedo.

[Publicado: 01-02-2019]