RLEC | Chamada de trabalhos | Novos Domínios do Binómio Ciência-Sociedade

Editoras: Elsa Costa e Silva (CECS, Universidade do Minho, Portugal), Marta Entradas (Instituto Universitário de Lisboa, Portugal/London School of Economics, Reino Unido) e Luisa Massarani (Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia/Fundação Oswaldo Cruz, Brasil)

A importância da ciência na sociedade contemporânea é indiscutível. Contudo, este é também o período histórico em que mais tem crescido a proliferação de notícias falsas, de pseudociência, de desinformação e de desconfiança face à investigação científica. Este paradoxo tem sido combatido pelo desenvolvimento de iniciativas promotoras de uma cultura científica entre os cidadãos e de um maior diálogo dos cientistas com a sociedade.

É neste contexto que se enquadra o movimento “ciência aberta”, que designa os vários esforços que visam tornar a investigação científica (incluindo publicações, dados, amostras físicas e software) e a sua disseminação acessível a todos os grupos da sociedade, amadora ou profissional. Em novembro de 2021, a Assembleia Geral da Unesco aprovou uma recomendação sobre ciência aberta, apelando aos Estados-membros que desenvolvam políticas e incentivos à ciência aberta.

Intrinsecamente relacionado com este movimento, a “ciência cidadã”, que resulta da participação direta de cidadãos em projetos científicos, dá novas pistas sobre as condições de efetiva participação dos cidadãos em matéria de governação produção científica. Ambos os movimentos procuram aprofundar a ligação de públicos não-especializados à ciência, enquanto campo social de produção de conhecimento. Neste domínio, importa ainda refletir sobre os novos contextos informais de envolvimento do público e sobre as suas potencialidades no desenvolvimento da cultura científica.

Este número da Revista Lusófona de Estudos Culturais procura assim motivar a reflexão e o aprofundamento do conhecimento no espaço dos países lusófonos sobre as novas práticas que aprofundam o relacionamento entre a ciência e sociedade, abrindo o campo vasto do conhecimento à participação mais alargada dos cidadãos. Serão aceites artigos que visem as temáticas da ciência aberta, ciência cidadã e envolvimento do público não-especializado, sobretudo em contextos informais, no espaço dos países lusófonos. Em particular, procuram-se contribuições que reflictam sobre as seguintes questões:

  • desafios e impactos, no público, cientistas e práticas científicas, da ciência aberta e ciência cidadã;
  • expectativas dos cidadãos no envolvimento em projetos de ciência cidadã;
  • a integridade e ética em projetos de ciência cidadã e ciência aberta;
  • a ciência cidadã e ciência aberta como envolvimento público com a ciência;
  • experiências e contextos informais de envolvimento do público;
  • estudos de casos e respetivas avaliação.

 

DATAS IMPORTANTES

Abertura da chamada de trabalhos: 1 fevereiro 2022

Data-limite de submissão (artigos completos): 15 março 2022
Notificação das decisões de aceitação: 7 de junho de 2022
Data-limite para envio da versão final traduzida: 20 de setembro de 2022
Data de publicação da revista: dezembro de 2022

 

LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos em Português ou Inglês. Findo o processo de revisão por pares, os autores dos artigos selecionados para publicação deverão assegurar a tradução do seu artigo para Português ou Inglês, respetivamente, cabendo aos editores a decisão final sobre a publicação do mesmo.

 

EDIÇÃO E SUBMISSÃO

Revista Lusófona de Estudos Culturais é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com exigentes padrões do sistema de revisão de pares e opera num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática desta edição da revista.

Os originais deverão ser submetidos através do site da revista (https://www.rlec.pt/). Se está a aceder à Revista Lusófona de Estudos Culturais pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (registe-se aqui).

O guia para os autores pode ser consultado aqui.

Para mais informações, contactar: rlec@ics.uminho.pt

[Publicado: 16-12-2021]