A investigadora do CECS, Sara Pereira, participou no dia 4 de outubro, em Bruxelas, no Workshop “Protecting Children in Audiovisual Media Services – Current and Future Measures”, que foi promovido pelo subgrupo sobre Proteção de Menores da ERGA – European Regulators Group for Audiovisual Media Services.
Sara Pereira, que integra o Grupo de Investigação de Média e Jornalismo no CECS e é especialista em Educação para os Média, fez a sua intervenção na sessão 4 (entre as 14h30 e as 16h15), onde o debate andou à volta do tema: “Criando a web protetora – tecendo os elementos em conjunto”. O objetivo foi encontrar um terreno comum entre os participantes sobre como melhorar a proteção de menores na área de serviços audiovisuais. O que é, por exemplo, o potencial das atuais iniciativas industriais (ICT Coalition, EC Alliance, etc.) e qual o papel que pode ser exercido pelas várias partes interessadas e ativas neste campo.
O workshop pretendeu reunir as partes interessadas nesta matéria, desde académicos, produtores, operadores e organizações parentais, para analisar as medidas atuais sobre a proteção das crianças nos serviços audiovisuais e identificar boas práticas implementadas pela indústria. Desse ponto de vista, segundo Sara Pereira, “tratou-se de uma sessão rica, pela diversidade de casos apresentados, desde operadores globais, como Netflix e o Youtube, a outros mais locais, como a Telefónica España à NICAM Netherlands, entre outros”. A investigadora sublinhou, no entanto, ter faltado debater outros aspetos “que a indústria poderá e saberá desenvolver, para além da regulação técnica, baseada em campanhas de informação e de sensibilização sobre esta matéria”. A capacitação e a formação do público mais novo, bem como dos pais,” teve também uma abordagem que esteve mais à margem mas que foi enfatizada pela representante da European Parent’s Association”.
Programa completo, aqui