Sara Pereira, investigadora do CECS e professora na Universidade do Minho, foi recentemente nomeada por despacho conjunto dos ministros da Cultura e da Educação para dirigir o órgão de acompanhamento do PNLN, que se quer estruturante da política nacional para a educação para os media.
“A expectativa é muita”, diz Sara Pereira sobre o início do Plano Nacional para a Literacia Mediática (PNLM), mas também sobre o mandato que agora começa enquanto presidente do conselho consultivo desta iniciativa. Em entrevista ao MilObs, que também coordena, a investigadora antecipa o que se pode esperar de um “plano que há muito se aguardava” e que deve contribuir para desenvolver a literacia mediática “de uma forma mais consistente, não tão casuística ou episódica”.
As linhas orientadoras do PNLM previam “cinco personalidades de reconhecido mérito e com experiência no setor dos media ou em áreas relacionadas com a literacia mediática” a somar às diferentes instituições que já constavam da definição do conselho consultivo. Para além de Sara Pereira, foram também nomeados António Granado (NOVA FCSH), André Martins (Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa), Bárbara Simões (Público na Escola) e Joana Gonçalves de Sá (LIP — Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas).
A entrevista completa está disponível aqui.