Marcus Leaning, professor da Universidade de Winchester, no Reino Unido, esteve na Universidade do Minho, entre 10 e 11 de maio, para participar na conferência “Trial and Error II” e apresentar o seu trabalho sobre o envolvimento dos estudantes com os média através de ferramentas digitais.
Leaning foi um dos principais conferencistas convidados do evento organizado pelo CECS em parceria com o grupo temporário de trabalho da ECREA sobre Investigação em Jornalismo e Educação para a Comunicação. Na sua apresentação reforçou a necessidade de se dar prioridade às pessoas. Para Leaning, “se queremos usar as ferramentas digitais com sucesso, temos que pensar nas pessoas primeiro e no que elas precisam”.
Em entrevista ao CECS, referiu a importância deste tipo de eventos na conjugação de várias e distintas realidades, contrapondo, por exemplo, o ensino do jornalismo e a noção de comunicação no Reino Unido e em Portugal. “Ver como os diferentes países usam as coisas, faz-nos pensar como o nosso sistema pode não ser o melhor. Vou para o Reino Unido com uma visão muito mais alargada”, explicou o investigador inglês.
Nas palavras de Marcus Leaning, “a presença de investigadores estrangeiros também deu aos investigadores portugueses a noção de como são as coisas nos outros países.”, ou seja, “ambos beneficiam”, disse o investigador reforçando a ideia de que “há várias formas de fazer as coisas”.
Focado no ensino do jornalismo, Marcus Leaning problematizou também a perceção que o público tem do jornalismo e dos jornalistas, no contexto do Reino Unido. Para o investigador inglês, num mundo que aposta em jornalistas freelancers e no jornalismo online, o futuro parece ser imprevisível.