Segunda iniciativa do Conversas na Praça intitula-se Frutas e Legumes com Letras

Na próxima sexta-feira, dia 9 de julho, pelas 10 horas, junto ao fontanário do Mercado Municipal de Braga, terá lugar a segunda iniciativa do Conversas na Praça, intitulada Frutas e Legumes com Letras. A iniciativa da Passeio, no âmbito do projeto de investigação e intervenção COMPRAÇA, decorre em articulação com a Câmara Municipal de Braga.

O mercado é um lugar de troca. Trocamos bens materiais, mas também trocamos palavras, sorrisos, histórias, saberes, memórias e afetos. Sob o mote O que têm para nos ensinar e mostrar as vendedoras e os vendedores da praça? a equipa da Passeio tem vindo a registar as particularidades destas trocas, em estreita colaboração com todos os envolvidos. Fez parte destes registos uma recolha de versos e quadras, alusivos a frutas e legumes, entre as vendedoras-lavradeiras da Praça.

Nesta segunda conversa, a Passeio propõe devolver à Praça o conteúdo acolhido, por via de uma pequena encenação, realizada por Estefânia Surreira, contadora de histórias, e de leituras de passagens literárias (e.g. Cesário Verde, Ondina Braga, Sophia de Mello Breyner) alusivas a frutas e legumes, pela voz de Isabel Cristina Mateus, professora e investigadora da Universidade do Minho.

Através deste jogo de vozes, procura-se estimular diálogos possíveis entre o saber popular, as artes cénicas e as experiências de mercados e praças em Portugal e no mundo, registadas na Literatura.

O evento contará com a moderação de Teresa Mora e é aberto ao público.

Estefânia Surreira é apaixonada por literatura e ilustração para a infância, tornando-se contadora de estórias e professora de Português e Francês dos Ensinos Básico e Secundário. Estuda Canto Lírico desde 1997 e participa com regularidade em recitais de canto e piano. Integra o dueto de Música Antiga e Experimental Folie à Deux e é vocalista dos NyX, banda de fusão entre a música eletrónica e o canto lírico. Fez formação em Técnicas de Introdução ao Teatro, tendo sido convidada, nos últimos anos, a participar em projetos teatrais e em diversos recitais encenados do Sindicato da Poesia de Braga.

Isabel Cristina Mateus é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra e doutorada em Ciências da Literatura (Literatura Portuguesa) pela Universidade do Minho onde exerce funções de Professora Auxiliar do Instituto de Letras e Ciências Humanas. Investigadora do Centro de Estudos Humanísticos desta Universidade, desenvolve atividade no âmbito dos Estudos de Identidade e Intermedialidade (Grupo 2i) e das Poéticas em Língua Portuguesa de que é atualmente coordenadora e responsável pelo projeto Maria Ondina Braga: Autobiografia, Interculturalidade e Life-Writing. Tem (co)organizado volumes temáticos e é autora de vários ensaios sobre autores portugueses, publicados em livros e revistas de especialidade, nacionais e internacionais.

Teresa Mora nasceu a 12 de janeiro de 1963 em Lisboa. Em 1989, licenciou-se em Sociologia, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Em 2007, viria a doutorar-se em Sociologia na Universidade do Minho, onde é docente, no Instituto de Ciências Sociais. Tem trabalhado nos seguintes temas: teoria social e utopias sociais; práticas colaborativas entre arte, ciência e filosofia; práticas artísticas de participação e intervenção social.COMPRAÇA é um projeto de investigação e intervenção desenvolvido pela Passeio que visa evidenciar o papel da comunicação social na transformação do espaço urbano em lugar vivido e a participação de cada um no processo de construção de um lugar comum e de um sentir partilhado/contestado.

A Passeio é uma plataforma de arte e cultura urbana do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho. É objetivo do projeto fixar o olhar nos espaços de sociabilidade e contextualizar as ações quotidianas que acontecem nas cidades, em diálogo com a memória partilhada dos seus habitantes e transeuntes.

[Publicado: 06-07-2021]