No próximo dia 6 de novembro, pelas 14h00, terá lugar o Seminário COMEDIG: Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal. O evento online conta com a participação de Ignacio Aguaded Gómez da Universidad de Huelva e Pierre Fastrez da Université Catholique de Louvain.
No ecossistema mediático atual, marcado por uma evolução tecnológica vertiginosa e imprevisível, que (trans)forma os contextos da vida individual e coletiva e (re)configura os espaços de aprendizagem, de educação e de trabalho, as competências de literacia digital e mediática tornam-se crescentemente imprescindíveis, contribuindo para maximizar as oportunidades de participação social dos cidadãos, enquanto consumidores, comunicadores e produtores de mensagens e de textos mediáticos.
O seminário “COMEDIG: Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal” visa proporcionar um espaço para a reflexão sobre as tendências, os desafios e as oportunidades que emergem na área da educação para os media e, desta forma, ajudar a procurar e a discutir respostas para inúmeras interrogações que surgem no mundo interconectado e complexo em que vivemos.
– Quais as principais tendências no domínio da investigação e da intervenção, face a um ecossistema mediático marcado pela convergência digital?
– Que desafios se colocam à educação mediática e à investigação?
– Que oportunidades emergem na atualidade, para a evolução e a consolidação de uma educação mediática que contribua para o desenvolvimento e o bem-estar individual e coletivo, e para uma cidadania crítica e participativa?
A inscrição é gratuita, mas obrigatória, podendo ser efetuada até ao dia 5 de novembro, através do endereço: comedig@fpce.uc.pt.
Este Seminário realiza-se no âmbito do Projeto “COMEDIG: Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal” (PTDC/CED-EDG/32560/2017), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que tem como objetivo principal conhecer o nível de competências de literacia digital e mediática em diferentes níveis de escolaridade, de modo a identificar necessidades e, com base nestas, elaborar recursos educativos e oferecer orientações para a formação nesta área.