Seminário Communitas: 50 anos de liberdade

No dia 25 de abril de 1974, Portugal viveu um momento que mudou a sua história para sempre. Agora, volvidos quase 50 anos deste acontecimento, a viver em liberdade mais tempo do que sob o jugo da ditadura, é altura de mais uma vez olharmos para este marco através da perspetiva de uma geração que aprendeu a viver sem amarras.

Pretende-se olhar para este dia não apenas com o tradicional viés histórico-político, mas sob a ótica de quem desenvolve atividades artísticas de modo a tentar perceber como a música, a literatura e as artes em Portugal foram afetadas pela liberdade.

É com este intuito que o Communitas organiza uma conversa intitulada “50 anos de liberdade” que acontecerá no próximo dia 26 de abril, às 17h00, na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho. Para tornar este olhar ainda mais sensível ao tópico, o seminário conta com a presença de quatro artistas: Joana Gama, pianista e compositora; Adolfo Luxúria Canibal, letrista e escritor, Eleonor Picas, harpista, e José Miguel Braga, ator e encenador.

Será um momento de partilha e de reflexão, em que serão evocadas as conquistas obtidas ao longo dos últimos 50 anos e relembrados os momentos mais significativos da luta pela liberdade em Portugal. Será ainda uma oportunidade para se debaterem os desafios que ainda persistem na atualidade. A conversa terá a duração aproximada de uma hora e meia e é de participação livre.

[Publicado: 14-04-2023]